segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Visite Londres e faça seu próprio livro... literalmente

Recentemente, eu traduzi um livro que tinha como personagem principal um apaixonado por livros (como todos nós) que sabia restaurar livros antigos manualmente (como nós sempre quisemos fazer com aqueles livros da infância, adolescência).

Durante a tradução, precisei pesquisar como é feita a encadernação artesanal, os materiais usados, os cuidados que devem ser tomados. Nem preciso dizer que foi muito divertido.

Por isso, chamou ainda mais a minha atenção uma reportagem sobre o London Centre for Book Arts.



No centro, as pessoas podem produzir seus próprios livros usando técnicas e instrumentos antigos. Também são oferecidos cursos para quem quer aprender essa arte.

Ok,ok, eu sei que o processo de impressão que temos hoje em dia é muito mais adequado, pois seria impossível fazer tiragens de livros totalmente de maneira manual. Mas, vamos combinar, deve ser uma experiência incrível fazer um livro todinho.

O London Centre for Book Arts recebe artesãos com prática, mas também o público em geral. O fundador, Simon Goode, formou-se em artes do livro (faculdade de artes do livro 10 X 0 faculdade de jornalismo), mas, após o curso, não achava onde trabalhar. Depois de viajar aos EUA e visitar outros centros de produção artesanal de livros, ele resolveu abrir um na Inglaterra.

Talvez outras pessoas não entendam, mas os amantes dos livros com certeza adorariam passar algumas semanas em um lugar assim, não é mesmo?




Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...