sexta-feira, 30 de agosto de 2013

5 livros sobre balé

Que bom quando a gente consegue unir duas paixões. No meu caso: livros e dança. Então, este post é especial em homenagem a mim e a outros como eu, rs.





Pequena História da Dança
Antonio José Faro
Editora Jorge Zahar Editor

Começando com um livro que não é romance, mas acho indispensável para quem quer conhecer a dança de verdade. Como o nome deixa bem explícito, trata-se de uma síntese da história da dança, desde os primeiros registro que existem sobre seres humanos dançando até a dança contemporânea. É um livro fino, o que significa que é bem resumido, mas isso é uma vantagem para quem está começando. A leitura é fácil e é uma ótima introdução ao assunto.



Na Ponta dos Pés
Ana Botafogo
Editora Globo

Quando querem citar uma bailarina, as pessoas pensam primeiro (e, às vezes, apenas) em Ana Botafogo. Nada mais justo do que conhecer a vida da mais famosa bailarina brasileira. O livro conta sua história desde as primeiras aulas de balé e nos permite o mergulho no mundo de uma grande bailarina profissional.





Adeus, China
Li Cunxin
Editora Fundamento

O livro Adeus, China conta a história real de Li Cunxin, um bailarino chinês escolhido ainda bem novinho para fazer parte da escola de balé da Madame Mao. Ficamos sabendo como foi a infância sofrida de Li e por que ele resolveu desertar e morar nos EUA. A leitura é bastante fácil e é impossível não se emocionar com os relatos dele sobre a infância na escola de balé. O livro virou filme, com o nome O Último Dançarino de Mao.



Dançando em meu Túmulo
Gelsey Kirkland
Rio Fundo Editora

Dançando em meu túmulo é a autobiografia da bailarina americana Gelsey Kirkland, estrela do New York City Ballet e do American Ballet Theatre. Uma história pesada de baixa auto-estima e destruição com drogas, plásticas, anorexia e amores mal-sucedidos. Muita gente famosa se incomodou com o lançamento do livro em 1986, pois Gelsey não teve papas na língua. Infelizmente, só dá para achar esse livro em inglês (Dancing on my grave) ou em sebos hoje em dia.




Balé branco
Carlos Heitor Cony
Editora Objetiva

Se você ainda não achou que teve dose suficiente de histórias sombrias com a Gelsey Kirkland, então experimente este livro do Cony. Em Balé branco, uma bailarina experiente, que passou muito anos na dança, mas nunca ganhou destaque, nos leva pelos bastidores de uma grande companhia profissional e de sua vida pouco satisfatória e já longe da juventude. Para acrescentar um pouco de ação, uma bailarina iniciante cai no palco, mas talvez não tenha sido um simples acidente. Suspense e morte nas coxias!

Foto do post: daqui.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...