terça-feira, 9 de abril de 2013

Curso na USP - Diálogos Híbridos na Formação do Leitor


DIÁLOGOS INTERARTES

Entre os meses de abril e outubro, aos sábados, a USP oferecerá um curso de atualização “Diálogos híbridos na formação do leitor literário: teoria, prática e experimentação”. Este faz parte do Programa de Intercâmbio de Atividades de Cultura e Extensão com apoio da PERCEU - USP.  O curso será uma oportunidade para que professores da rede pública e privada, agentes culturais, profissionais e pesquisadores reflitam sobre a formação de leitores e/ou o hibridismo de linguagens não apenas de forma teórica, mas também de maneira prática, vivenciando o diálogo interartes por meio de oficinas específicas.

De acordo com a Profa. Dra. Maria Zilda Cunha, a coordenadora do projeto, a programação é bem variada e prioriza o diálogo entre diferentes linguagens: “Na atualidade, há um grande apelo à cultura do visual, temos que lidar incessantemente com as linguagens híbridas e ‘navegar’ por diferentes narrativas que mesclam literatura, cinema, quadrinhos, música, hipermídia. A proposta do curso é justamente capacitar os educadores a lidarem com esse diálogo intertextual de forma produtiva e criativa, enriquecendo a troca e a ampliação de conhecimento que se pode estabelecer entre esses diferentes meios artísticos”.

O curso contará com 6 módulos:
Módulo 1: Narrativas – o ato de contar e ler histórias: do oral ao virtual.
Módulo 2: Imagens, história da arte e fotografia: enredos plásticos – da pré-história à realidade dos múltiplos códigos visuais.
Módulo 3: Figuras: estáticas, textuais, sequenciais e em movimento – a relação do texto e das figuras nos livros ilustrados; a sequencialidade dos quadrinhos; a dinâmica dos desenhos animados e dos animes.
Módulo 4: Som e imagem – a magia do audiovisual, as narrativas fílmicas, as adaptações literárias para obras audiovisuais e vice-versa, animações computadorizadas.
Módulo 5: O jogo em cena – a construção narrativa no complexo mundo dos games, RPGs e jogo teatral.
Módulo 6: Labirintos de linguagens na hipermídia – novas formas de ler, ver e fazer arte.

Ao final do curso, uma mostra será realizada para divulgar as produções elaboradas pelos participantes durante a realização das aulas. O resultado desse trabalho também servirá de base para a criação de um vídeo que ficará disponível para consultas e empréstimos.

As inscrições para o curso podem ser feitas pelo site http://sce.fflch.usp.br/node/1295, nos dias 08, 09 e 10/04. Mais informações: Centro de Estudos das Literaturas e Culturas de Língua Portuguesa (CELP-USP). Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, sala 101 - Tel. 3091-3751 - email: celp@usp.br.

Atenção: as inscrições vão até amanhã 10/04/2013!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...