segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Caravaggio no Masp


Todos nós, mortais, poderemos apreciar a bela obra de Michelangelo Merisi da Caravaggio, um dos maiores pintores do século 17, e de alguns artistas por ele influenciados. A mostra “Caravaggio e seus seguidores”, que acontece no Museu de Arte de São Paulo, inclui a famosa "Medusa Murtola", recentemente confirmada como uma Medusa Original.

O artista barroco “punha em cena a humanidade atormentada, envolvida pelas trevas, junto aos eventos salvadores por onde se libertava a luz”, define Rosella Vodret, idealizadora da exposição e considerada uma das maiores autoridades em Caravaggio na Itália.
A técnica apurada de fundos escuros sobre os quais colocava as figuras de seus temas em primeiro plano, com focos de luz incidindo sobre a cena, criou obras-primas conhecidas no mundo todo. O uso recorrente de sombra e luz (chiaroscuro) recebeu a denominação de Tenebrismo.
Para suas composições, utilizava modelos encontrados entre prostitutas, marinheiros, ladrões e toda a chamada escória de seu tempo. Em nome de sua arte, agia sem qualquer prurido, a ponto de ter sido acusado de usar o corpo de uma prostituta resgatada morta do rio Tibre para pintar A morte da virgem.
Figura revolucionária, Caravaggio nome que adotou profissionalmente por conta de sua aldeia nasceu em setembro de 1571 e morreu em julho de 1610, com apenas 38 anos. De temperamento forte e enigmático, foi acusado, inclusive, de homicídio e condenado à morte, o que o forçou a fugir, criando, assim, um exército de desafetos.
A mostra permanece na cidade até 30 de setembro.
Programaço!!!
  
Cumps.
Imagens das obras: São Jerônimo que escreve e  Medusa Murtola

Um comentário:

Cristina Casagrande disse...

Caravaggio é outro Michelangelo do meu coração. *.*

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...