terça-feira, 26 de junho de 2012

Qual é o verdadeiro rosto de Jane Austen?

Informações do The Guardian

Novas evidências podem ter revelado o verdadeiro rosto de uma das autoras britânicas mais amadas. Usando ferramentas de fotografia digital, analistas revelaram palavras escritas em uma pintura a óleo muito polêmica, que os donos alegam mostrar Jane Austen quando era adolescente.

As palavras descobertas parecem incluir não apenas o nome da autora, mas também o do suposto artista.
No canto superior direito de uma reprodução do retrato antes de a pintura ser restaurada, o nome Jane Austen é visível. Perto dele, em dois lugares, aparece o nome Ozias Humphry, um pintor de retratos conhecido da época.

As palavras foram digitalmente melhoradas usando ferramentas que foram validadas independentemente pelo especialista em fotografia Stephen Cole, que passou mais de 20 anos analisando evidências fotográficas de casos criminais.

O retrato, pertencente à família Rice, decendente direta de um dos irmãos de Jane, tem sido objeto de debate quase desde que apareceu, no final do século XIX. Os Rice dizem que foi pintado durante uma visita da família Austen à casa da tia-avó de Jane, Francis, em Kent, em 1789, quando Jane tinha 13 anos.

No entanto, desde a década de 1940, especialistas em arte, liderados pela National Portrait Gallery, fizeram objeções, principalmente dizendo que o estilo do vestido da garota e a composição geral datam a pintura em depois de 1800. Nessa época, Jane estaria na casa dos 20 anos, velha demais para ser a garota retratada. Mas as novas evidências também oferecem pistas importantes para contradizer a visão estabelecida

Franis Austen era patrono do trabalho de Humphry e também posou para um retrato dele. Uma informação crucial é que Humphry ficou cego em 1797 e parou de pintar. Assim, o retrato tem de ser anterior a essa data.  O intrigante é que a análise digital também pareceu revelar a data 1789, quando Jane tinha 13 anos, a idade exata da menina retratada.

As imagens conhecidas de Jane Austen até hoje são um desenho feito pela irmã da autora, Cassandra, em 1810, cuja autenticidade ainda é contestada:


E uma "nova" imagem apresentada por uma estudiosa de Jane Austen, Paula Byrne, que acredita-se ser datada de 1815, dois anos antes de a autora falecer. Porém, esse retrato é cercado de desconfiança, pois foi "descoberto" logo antes do lançamento de um livro de Paula Byrne sobre Jane Austen.


E aí... Qual é a Jane Austen da sua imaginação?

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...