segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Os escritores e suas idiossincrasias – I







Compilei alguns métodos e comportamentos interessantes de escritores famosos.

Reza a lenda que Alexandre Dumas, quando começava uma obra, trabalhava dia e noite, sem cessar, até ver concluído o trabalho. Para estar certo disso, e não ser interrompido, despia-se e entregava os sapatos e as roupas ao criado.

Bukowski dizia só escrever depois de bêbado, e após fazer sexo ou se masturbar. Baudelaire também enchia a cara para escrever.

O escritor Pedro Nava, após encontrar a posição ideal que o inspirava, parafusava os móveis de sua casa a fim de que ninguém os mudasse de lugar.

Dizem que Verlaine, o grande poeta francês, só conseguia trabalhar sob a influência de drogas e Hoffman, o afamado autor dos "Contos", sob o efeito de uma beberagem de ervas.

O método de Victor Hugo, porém, foi dos mais extraordinários: trabalhava de pé, por vezes até catorze horas seguidas e foi assim que produziu "Os Miseráveis". Goethe também não se sentava ao escrever e, por conta disso, mantinha em sua casa uma escrivaninha alta.

Charles Dickens gostava de trabalhar num escritório suntuoso, justamente o contrário de Thackeray, que adorava o quarto pequenino e íntimo que mandou construir no fundo do quintal de sua casa. Bernard Shaw também preferia ficar longe de todos.

Eduardo Sterzi só escreve textos críticos na fonte Garamond corpo 12. A entrelinha tem de ser simples. O zoom deve estar em 210%.

Já o escritor argentino Ernesto Sabato tinha o hábito de, à tarde, incendiar o que havia escrito até o meio-dia.

O autor de A coisa não-deus, Alexandre Soares Silva, diz que gosta de escrever de madrugada, porque só consegue pensar quando todo mundo está dormindo. A sensação é a de que todo mundo morreu faz tempo, e finalmente pode dizer a verdade”.

Bom, parafraseando Samuel Beckett : “Todos nós nascemos adoráveis loucos. Alguns permanecem”.

Eu volto...e isso é uma ameaça.

2 comentários:

Ricardo Barreiros disse...

Chris,

Que bom que você é uma pessoa que cumpre as ameaças que faz. Esperarei ansiosamente pelo seu próximo post.

Abraços!

Cristina Casagrande disse...

Hahaha, de onde vc tirou isso tudo?

Quantos TOCs!!!!

De qqr forma, eu escolho a mania do Dickens =D

E o Bukowski...Tá explicado, hahaha!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...