quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Bem-vindo a Dallas, Sr. presidente!


Quando você, por um motivo qualquer, se lembra de John Fitzgerald Kennedy (JFK), o que vem à sua mente?

Possivelmente, a imagem do jovem presidente, querido por todos, com um magnetismo pessoal indiscutível, corajoso estadista que peitou os russos e os cubanos na Crise dos Mísseis, mas que, em uma visita a Dallas, foi (supostamente) assassinado por Lee Harvey Oswald.

Bem, e que tal a imagem de um homem com a saúde em frangalhos, viciado em remédios, mas que nem por isso se privava de organizar orgias na Casa Branca e que usava o FBI para vigiar a esposa e encobrir as suas infidelidades?

Ou ainda a imagem de um político que fraudou a eleição presidencial com a ajuda da máfia de Chicago, que cedeu para os russos a retirada dos mísseis americanos na Turquia e a garantia de nunca invadir Cuba em troca da retirada dos mísseis soviéticos e que fez planos para assassinar presidentes de países socialistas?

O livro de Seymour Hersh é um soco na boca do estômago! O título e o subtítulo (O lado negro de Camelot: sexo e corrupção na Era Kennedy) dão a entender que se trata de simples sensacionalismo, porém, o autor é um dos melhores jornalistas investigativos dos EUA e conquistou um Pulitzer em 1970, após denunciar o massacre de My Lai, Vietnã.

O livro fala também sobre a fracassada invasão da Baía dos Porcos, sobre o envolvimento secreto de JFK com Christine Keeler (pivô do escândalo de espionagem conhecido como Caso Profumo), sobre a Operação Mangusto e sobre a pouco conhecida Crise de Berlim.

Bem, é muita dinamite para um único post. Se você quer conhecer mais sobre os bastidores de um dos governos mais populares dos EUA, esse livro é o caminho.

2 comentários:

Chris Menezes disse...

Ai de você, Ricardo, se minha mãe souber que está falando mal desse moço. Ela o venera.

Aliás, parece-me que todas as mulheres daquela época estavam mesmerizadas por JFK...que magnetismo o dele

Cia, Iluminati, Fidel, sei lá...tenho aqui pra mim que foi o Zé que mandou matá-lo
bjs

Chris Menezes

Tiago disse...

Uau! E eu que pensei que sabia alguma coisa do senhor JFK. Vou atrás desse livro agora!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...