domingo, 25 de setembro de 2011

O artista anônimo mais famoso do mundo






Nesses tempos de superexposição, em que as pessoas fazem qualquer negócio para aparecer, imaginem a seguinte situação:

o artista britânico e também diretor do documentário Exit Through The Gift Shop, teve, na época em que concorreu ao Oscar de 2011, a sua entrada no Kodak Theatre proibida pela Academia, pois usaria uma máscara.

O pseudônimo do sujeito é Banksy, e de modo algum divulga a sua identidade.

Mas não foi por ser cineasta que ficou famoso internacionalmente, e sim como artista de rua, que é refratário a mostrar-se em público, permanecendo incógnito. Suas intervenções com stencils e grafites, cada vez mais conhecidas e disputadas, no início em Bristol e depois em vários cenários urbanos, tornaram-no a maior figura misteriosa do momento. A arte de Banksy é de cunho político e social, carregada de cinismo e mensagens de humor negro. Ou seja, apaixonante.

Sempre tive um grande interesse por street art (especialmente pelo trabalho dos brasileiros osgemeos) e acompanho há alguns anos a obra de Banksy, esse genial grafiteiro londrino cujo trabalho eu adoro.

Ele também idealizou uma polêmica abertura para a série Os Simpsons, satirizando a indústria de animação pelo uso de estúdios "sweatshop" (de mão de obra barata – o que não é nenhuma novidade, incluindo a de países como o Brasil ).

Há quem diga que ele seja, na verdade, um grupo de artistas se passando por uma única figura.

Celeumas à parte, sua obra provocativa está nas ruas de várias cidades do mundo (até no muro da Cisjordânia) e em alguns museus também, deixada pelo próprio artista misterioso em visitas disfarçadas.

Visite o site oficial, tem muita coisa bacana: www.banksy.co.uk/

Veja a polêmica abertura da série:

Aproveitem.

Foto: Google Images

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...